Por Carla Pompermaier
O secretário da Agricultura de Anta Gorda, Joelmo Balestrin, aproveitou o período de férias e viajou com recursos próprios em busca de conhecimento técnico, na companhia de mais três antagordenses, o produtor Tiago Roman, o ex-prefeito Neuri Dalla Vechia e o engenheiro agrônomo Fernando Selayaran, integrando um grupo de 58 pessoas, formado por podadores, produtores, empreendedores e pessoas ligadas a atividade ervateira.
A viagem organizada pelo Inova Mate de São Mateus do Sul ocorreu de 3 a 6 de setembro e levou os produtores à cidade de Governador Valadares na Argentina, quando tiveram a oportunidade de conhecer a maior empresa de erva-mate do mundo, a Las Marias, proprietária de seis marcas, cultiva seis mil hectares de erva-mate e emprega três mil pessoas.
O dia 5 foi de palestras técnicas entre a Embrapa Brasil e o INTA, que contou com a participação do engenheiro brasileiro da Embrapa, Ives Goulart, e a visita à Cooperativa Liebig uma das maiores cooperativas do setor.
No dia 6, o grupo visitou a rota turística La Ruta Del Té onde conheceram as plantações de Camélia Sinensis e as suas aplicações.
Joelmo avaliou a viagem de forma positiva. “É um produto e dois mundos diferentes. O que eles fazem com erva-mate lá é muito diferente do que fazemos aqui. Nós aqui colhemos a erva-mate mais madura, com dois a três anos, lá eles colhem todos os anos, por isso é possível mecanizar, os galhos são mais finos. Trabalham com a erva-mate descansada, é outro processo, outro sabor, outro tipo de público. O nosso mercado interno tem outra preferência”, explicou Balestrin esclarecendo que é sempre importante aprender e entender os sistemas de produção de cada região.
Uma das coisas que chamou a atenção de Balestrin foi o baixo nível de desenvolvimento do setor primário na Argentina. “Quando se fala em produtores rurais a situação é bem complicada, falta muita infraestrutura e o fomento ocorre de forma precária. A Liebig é uma cooperativa que atua na área de fomento, fornecendo a preparação do solo e as mudas aos produtores que poderão custear este custo com a entrega de suas produções.
Com relação ao Brasil, Joelmo diz que vê a atividade de forma viável com o preço médio de R$ 1 ao quilo verde. Atualmente Anta Gorda planta 2,6 mil hectares de erva-mate, tendo dois mil em produção e 600 plantados, com uma estimativa de produção de dez mil quilos ao hectare. Com a implantação de mais indústrias nos últimos anos no município a produção tem aumentado.
