Cerealista apresentou novidades para a cultura da soja

25

Apesar de não ter perspectiva de boa safra, produtores ouviram atentos as dicas dos técnicos das 11 empresas que
estiveram no evento

Por Denise Borsatto

Buscando apresentar o que há de tecnologia e inovação no mercado, a Cepal Cereais de Camargo realiza anualmente uma tarde de campo.
O evento técnico que chegou a XI edição, ocorreu na tarde de sexta-feira, 14 de fevereiro, na sede da cerealista e reuniu mais de 400 produtores. O tema apresentado foi a estruturação de solo e práticas para melhorar o perfil de solo. Participaram do evento técnico o Auto Posto Kiko, Dimicron, Agrossat, Morgan, LaboAgro, SLC Máquinas, Pioneer, Agromar, Roos, Adama, TMF e Corteva.
“Todos os anos mostramos o que a Cepal está entregando e oferecendo aos seus clientes durante esta tarde de campo, em que os produtores vêm aqui para a lavoura, recebem dicas e conhecem produtos novos, na sequência ocorre uma visitação na parte interna da matriz e a programação finaliza com uma confraternização e um momento em que são esclarecidas as dúvidas e realizadas vendas”, explica o organizador Ernani Piano.
Conforme Ernani, a Cepal por meio dos eventos e o trabalho da equipe técnica, está fazendo com que o produtor se antecipe com relação às safras. “Diferente dos outros anos, o produtor está se antecipando e devido a isso, conseguimos dar mais foco, trabalhar ainda melhor com eles. Planejar e agir com maior período de tempo”, complementa, ao enfatizar: “Mostramos o que tem de novo, levamos a informação, apresentamos o resultado e já concretizamos junto ao produtor uma nova safra”.
Ainda, com foco na antecipação dos trabalhos, a Cepal lança o Plano Troca Safra 2020/2021. “O produtor vai retirar o adubo e a semente agora em 2020 e pagará, com soja, somente em 2021. Este é um programa que funciona há anos, porém, começávamos a operar com ele sempre em junho. Agora, antecipamos e conseguimos falar sobre um mercado futuro, fazendo com que a compra de insumos ocorra um ano antes”.
Lançamentos

Durante a XI Tarde de Campo, três novas variedades de soja foram apresentadas, a Cordius C 250, a NEO 610 e NEO 530. “São variedades novas que vão ir para o campo no próximo ano. Além disso, temos a tecnologia Enlist™ . Enlist™ é a evolução no controle de plantas daninhas, que permite o uso de 2,4-D, glifosato e glufosinato nas lavouras de soja e milho”,explica Ernani.

Novidades

Outra novidade apresentada na tarde, foi a participação do setor de nutrição da Cepal no evento. “Trouxemos a parte da nutrição para mostrar que a Cepal, além de ser uma empresa que trabalha com milho, soja, trigo, venda de insumos e recebimento de grãos, atua com venda de rações para gado de leite e assessoria técnica. E o nosso objetivo em trazer a parte da nutrição no evento é para desenvolver esta marca da Cepal aqui na região”, conclui.

Olhares atentos indicam a satisfação dos produtores
Em cada estação espalhada na lavoura de soja e milho da Cepal, os produtores ouviram e olharam atentamente os técnicos, que em um curto período de tempo, apresentaram novidades para as atividades leiteira e de grão.
O sojicultor de Camargo, Claudir Risso, sempre participa dos eventos promovidos pela Cepal. “Apesar de o clima não estar nos ajudando muito e de não termos boas perspectivas para esta safra em virtude da estiagem, estes eventos que a Cepal realiza são muito importantes, pois é lá que sabemos das novidades e tecnologias para aplicarmos em nossas lavouras”, pontuou Risso que cultiva soja em uma área de 30 hectares na Linha São Victor.
De Nova Alvorada, o produtor Oracio Debona, também prestigiou o evento. “Participo todos os anos, porque nós aqui do interior precisamos conhecer as novidades, precisamos ter experiências novas e é isso que a Cepal nos apresenta. Também, é fundamental que tenhamos uma empresa séria para depositarmos a nossa produção e é isto que a Cepal nos oferece, a credibilidade e seriedade”, argumenta Debona, que também é produtor de soja, trigo e cevada. A área de 80 hectares divide-se entre as cidades de Nova Alvorada, Vila Maria e Camargo.

Agricultor Claudir Risso
Produtores ouviram atentamente as dicas
Equipe da Cepal Cereais
Organizador do evento, Ernani Piano
Setor de nutrição também expôs em tarde de campo

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome